Quanto tempo demora para ser um Cirurgião Plástico?
São quantos anos para se tornar um Cirurgião Plástico, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Alguns amigos e clientes costumam fazer a seguinte pergunta: "Doutor, o senhor levou quanto tempo para terminar a sua formação de médico cirurgião plástico?".
E costumo responder, meus amigos são árduos 11 anos de muito estudo e muitas provas.
Começamos com os 6 anos de medicina, realizamos uma graduação de período integral, com grande dedicação e muitas abdicações. Precisamos passar por bons períodos de nossa juventude se dedicando a horas e horas, dias e dias, meses e anos de muito estudo. Passamos por muitas aprovações, e muitas decisões em nossas vidas.
Em seguida são mais 2 anos de pós-graduação em cirurgia geral, precisando passar por uma outra prova para entrar neste curso, que talvez, para alguns colegas médicos, até mais difícil que a a prova para entrar na faculdade de medicina.
E agora pensa que acabou? Não!!!!
Vem talvez a mais difícil, são mais 3 anos de curso de Cirurgia Plástica, realizados em um serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E neste curso, os alunos realizam curso de preparação organizado pela própria sociedade, e temos que ir a São Paulo, todos os anos e todos os alunos dos serviços credenciados, realizar uma prova anual de avaliação de curso.
Mas no final do curso de Cirurgia Plástica, é que vem a grande prova.
É uma avalição realizada em dois dias, fazemos no primeiro dia uma prova escrita, que temos a necessidade de obter a media de 7 nesta prova, para poder ter o direito de realizar no segundo dia a temerária prova oral, que muitos colegas morrem de medo e outros até fogem dela.
E assim, conseguindo ser aprovado, recebemos o Titulo de Cirurgião Plástico, reconhecido pela AMB( Associação Médica Brasileira), passando a ser Membro da Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e com este certificado você pode registrar a sua especialidade no Conselho Médico de seu Estado, podendo de maneira legítima e legalizada exercer a especialidade de cirurgia plástica.
É uma caminhada longa e árdua, mas de enorme prazer e satisfação.